quarta-feira, 10 de julho de 2019

ÁLBUM FOTOGRÁFICO - SÃO VICENTE NA MEMÓRIA



















Consulesa da Grã-Bretanha, Sra. Consuelo Marguerite Gomm Kealman, formada na Sourbonne/França junto de seu premiadissimo cão da raça Dálmata, o Campeão Mean Mr.Mustard of Gypsy Rose VII. O bucolico cenário era o escritório do Consul Donald Alexander Kealman, em linda Mansão que foi demolida e que existia na confluência das Avenida Presidente Wilson com Rua Visconde do Rio Branco. A Sra.Consuelo Kealman, nossa homenageada, foi membro e dirigente do Movimento de Arregimentação Feminina, da Sociedade Protetora dos Animais de Santos e São Vicente, da União Internacional Protetora dos Animais entre tantas outras organizações....uma inesquecível personalidade que marcou com sua elegância e fina educação a história da Cellula Mater da Nacionalidade....esta sepultada no cemitério municipal vicentino. IHGSV






Reunião do Condepahasv no IHGSV










Pietro Ubaldi,à direita, com o amigo Clóvis Vasconcelos em Praia Grande. 


































Esquadrilha aérea fundeada em São Vicente no dia da inauguração da Exposição do 4° Centenário. 22 de janeiro de 1932.
Arquivo da Marinha DPHDM - Escola Naval da Marinha (1916-1941)











Fotos-drone do Monumento Marco Padrão. Praia do Gonzaguinha. 




Reportagem da revista O Cruzeiro, de janeiro de 1932, sobre as comemorações do IV Centenário da fundação da Vila de São Vicente.






Victor Brecheret na praia do Gonzaguinha nos anos 1930. Era morador vicentino, onde mantinha atelier permante na esquina das ruasJosé Bonifácio com Martim Afonso. 





Reportagem da revista O Cruzeiro sobre as transformações urbanas promovidas pelo então prefeito José Monteiro.  





Ricardo Severo da Fonseca e Costa, autor do Marco Padrão, monumento da colonização instalado na Pedra  do Mato, n Gozagiinha, por ocasião do 4º Centenenário da fundação da Vila de São Vicente.








Concurso de Beleza no Gonzaguinha em 1951, promovido por Vitor Morbim, Clube Atlântico Vicentino e a revista O Cruzeiro.

















Construção da piscina do Ilha Porchat Clube no fim da década de 1960. Foto de José Dias Herrera.
Acervo Iconográfico da FAMS- Fundação Arquivo e Memória de Santos.





Gonzaguinha em 1965. Foto de Takashi Hiatsuka.



"AS TRADICIONAES PEDRAS DOS LADRÕES" eram destaque na capa da revista santista "A Fita", edição de 25 de junho de 1914, com clichêt de chumbo da empresa gráfica H. d'Almeida. Pesquisa do genealogista e memorialista Waldiney La Petina. Membro do CALUNGAH. Fonte: acervo iconográfico da Biblioteca Nacional.






PEDRA DO SOL. Foto de José Dias Herrera dos veranistas aproveitando o sol nas pedras da Praia dos Milionários, em São Vicente, no início da década de 1960. Acervo Fams.







AMOR DE PRAIA EM SV SOBE A SERRA SIM!!! 

Nota 1.  Para quem não conhece a lenda: as paulistanas, quando passam a temporada no litoral, sempre alertam as filhas, sobrinhas e amigas sobre as paixões de veraneio: "Amor de praia não sobe a Serra".

"Eduardo e Marta Suplicy - Casal se conheceu na praia em 1960. Marta Teresa Smith de Vasconcelos e Eduardo Matarazzo Suplicy se conheceram em 1960, quando ela tinha 15 anos. Ele, com 19, estudava administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas. Na época ela era aluna do Colégio Nossa Senhora do Sion, um dos mais tradicionais de São Paulo. Havia estudado antes no Des Oiseuax. A adolescente estava na casa de praia de seu primo Alexandre, em São Vicente, litoral paulista, quando viu um homem se afogando e um outro rapaz entrando no mar para salvá-lo. O herói era um jovem magro, alto, de olhos azuis. 

"Foi amor à primeira vista", contou em setembro do ano passado. Para atrair a atenção de Eduardo, Marta o empurrou na piscina em uma festa na casa de uma amiga. 

No dia seguinte telefonou: queria saber como estava a vítima. "Gripado, é claro", respondeu-lhe o próprio. Começaram a namorar. Quatro anos depois, em 15 de dezembro de 1964, eles casaram-se na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Ela interrompeu os estudos e seguiu com ele para os Estados Unidos, onde Suplicy fez pós-graduação.
Na foto vemos os dois dentro do carro dos noivos após saírem da Igreja. (Amo São Paulo: Fotos e Histórias)

NOTA 2. Os pais de Eduardo tinha casa de veraneio no Morros dos Barbosas.

Nota 3. Eduardo Suplicy   foi fundador do Partido dos Trbalhadores,  deputado estadual, deputado federal, senador da república, secretário da cidadania e e vereador em São Paulo. Marta Suplicy, psicóloga e psicanalista,  foi apresentadora de TV  (TV Mulher, Rede Globo) , deputada federal, prefeita de São paulo e ministra nos governo Lula e Dilma. 









Kiyoshi Hiratsuka. Gonzaguinha , 1965. Cartão postal.

Verão na Praia dos Milionários nos anos 1960. 

 



Concurso Garota Ilha Porchat Clube nos aos 1980. 


O Comendador Alfaya Rodrigues em dia lazer com a família na Ilha Porchat.




Desfile cívico na Presidente Wilson nos anos 1970.



Mar Pequeno, Baia de São Vicente, Baía de Santos; e Guarujá. 







Fotos por drones. Acima, Ponte Pensil. Avenida Presidente Wilson dividindo o Boa Vista e o Itararé.




Marcello Borges . Entorno do Edifício Iguassu nos anos 1970. 

Tarde de inverno no Boa Vista e no Gonzaguinha





Praça 22 de Janeiro




Neblina de inverno na entrada da baia.




Torres da Ponte Pensil. Fotpos feitas por drones. 




Fotos de Jorge Kfuri (1893-1965). Viagem de três aviões Savoia Marchetti S - 55A do Rio de Janeiro para São Vicente (SP) em 1932 para as comemorações do Quarto Centenário da cidade.


Passeio no Gonzaguinha. Boris Kauffman. Década de 1960.










Largo da Lavanderia, atual Praça Bernardino de Campos. Poliantéia. 1982.






Matinê de carmaval no E.C. Beira Mar, anos 1970.