11/07/2019

SV NOS ANOS 1950




1952. "Nessa foto posaram todos os funcionários que trabalhavam no prédio da prefeitura. Era a despedida do Sr. Oscar Meireles, que estava se aposentando. Foi em 1952, na primeira gestão do Prefeito Forbes. Estão na foto: Pedro Spilotros, Odilon, Neusa, Miriam Peixoto, Lourdes Retz Lucci (minha mãe), Edith, Sr. Oscar e a esposa, Matoso (pai da Elza Matoso), José Maria e Yvone, Milton Bertão, José Roberto Guimarães, entre outros. O Prefeito Forbes está ao lado do Sr. Oscar."
Legenda e imagem Tânia Retz Lucci. São Vicente de Outrora

 GUIA TURÍSTICO DE 1952

 


Capa e contra-capa da Sinopse Estatística do Município. Fonte: Novo Milênio. 


Este livreto, publicado logo no início da segunda metade do século XX, permite observar algumas mudanças e permanências e comparar a cidade em dois contextos completamente diferentes, no tempo e no espaço. Ele mostra uma São Vicente ainda pequena e provinciana, com apenas 32.235 habitantes, “dos quais 28.581 residem na sede”. Os 3.654 restantes estavam nos bairros continentais, lado praia e lado serra. Nessa época Praia Grande ainda pertencia ao município vicentino e a área continental lado serra era apenas o distante bairro Samaritá. Ao todo haviam apenas 17 bairros, incluindo os três mais populosos após a Ponte Pênsil e Ponte dos Barreiros. Atualmente existem 28 bairros reconhecidos oficialmente e alguns outros já em fase de gestação e desmembramento. Muitas outras comparações podem ser feitas.  Observando-se os diversos itens da sinopse constata-se  muitas mudanças e poucas permanências nas últimas seis décadas. Sem contar que nesses mesmos itens encontramos dados muitos curiosos, revelando números, nomes de localidades, tipologias de produtos e serviços e sobretudo costumes de uma época na qual pessoas hoje com menos de 50 anos de idade ainda não tinha nascido. (Org.)

SINOPSE ESTATÍSTICA DO MUNICÍPIO


Com dados históricos, econômicos, culturais, geográficos, além de informações de interesse turístico e de uma listagem de empresas e entidades públicas e privadas existentes no município. O trabalho foi composto e impresso nas oficinas da Editora Turf em Revista Ltda. - Rua Padre Anchieta, 456, S. Vicente. Publicado no site Novo Milênio. 
São Vicente, impulsionado por um novo surto de progresso, hoje ressurge magnificamente ante os olhos da comunidade bandeirante e brasileira. As suas duas praias mais formosas, a de Itararé e S. Vicente - que vão desde a Ilha Urubuqueçaba até a encosta do morro de Mongaguá, tendo uma extensão de 24 quilômetros e passando pela Ilha Porchat até a Ponte Pênsil e daí, em seguida, a extensa e maravilhosa Praia Grande que se inicia na Ponta de Itaipu - fazem de S. Vicente uma das estâncias balneárias mais originais e que maiores atrativos oferecem aos turistas que tem a felicidade de as procurar. 
Com efeito, os contrastes e as perspectivas que os morros, as montanhas e o mar oferecem, mantêm os olhos dos turistas em constante bulício e em permanente êxtase contemplativo e absorvente. 
A cidade cresce dia a dia com a construção de novas residências de veraneio e majestosos arranha-céus, emprestando ao ambiente uma vista panorâmica inédita e exuberante. As suas magníficas e graciosas praias, claras de sol e de límpidas areias, estão sempre regurgitando de banhistas oriundos de São Paulo e adjacências, bem como do interior do Estado, todos na ânsia de haurir todo o benefício emanado do sol, da mata, do vento e do mar para retemperar o corpo, fortalecer o espírito e suavizar o coração. Recantos de amena serenidade, paisagens de canto e poesia, imensidão inquietante do céu e do mar, esta são dádivas de Deus deixadas em São Vicente para o enlevo das almas quiméricas, sensíveis e sonhadoras. 
Pontos históricos como a Biquinha de Anchieta, o marco da Fundação da Cidade; as obras de arte, como a Ponte Pênsil e o monumento comemorativo do Descobrimento do Brasil, imaginadas pelo ilustre pintor patrício, Benedito Calixto, são dádivas dos homens plantadas em São Vicente, para a lembrança de seu passado histórico e não menos heroico, e de seu porvir, já delineado em tão belos anseios. 

Município de São Vicente. 
Situação geográfica: Latitude S - 23º 58'00" Longitude O - 46º 22'00". Superfície: A superfície total do município é de 423 quilômetros quadrados. Topografia: Na sua maioria a área da cidade é plana, sendo, entretanto, circundada por morros. Altitude: A altitude de São Vicente é de quatro metros acima do nível do mar. Clima: O clima de São Vicente é temperado, apresentando geralmente de 2 a 3 graus a menos em relação à temperatura de Santos. Distâncias: São Vicente dista da Capital 79 quilômetros pela estrada de ferro e 70 por estrada de rodagem. De Santos, 6 quilômetros, tanto pela ferrovia Santos-Juquiá, da Estrada de Ferro Sorocabana, como pelas linhas de ônibus e bondes elétricos. De Itanhaém, 50 quilômetros pela Estrada de Ferro Sorocabana e 56 quilômetros pela rodovia estadual e Praia Grande. Limites: São as seguintes as confrontações do município: Ao Norte com Santo André - Ao Sul com o Oceano Atlântico - A Noroeste com a Capital - A Este com Santos - A Oeste com Itanhaém e a Sudeste com Cubatão. 

Descrição das divisas municipais 
Com o município de São Paulo - começa na confluência dos rios Capivari e Branco, sobe pelo Rio Branco até a foz do Ribeirão Branco de Cima, sobe por este e pelo córrego da Divisa, até sua cabeceira mais oriental no espigão que deixa, à esquerda, as águas do Rio Branco, e à direita, as do Rio Cubatão de Cima. Com o município de Santo André - começa na cabeceira mais ocidental do córrego da Divisa no espigão que deixa, à direita, as águas do Rio Branco e, à esquerda, as do Rio Cubatão de Cima; segue pelo espigão até o aparado da cordilheira de Paranapiacaba, caminha pelo aparado da cordilheira, atravessa o Rio Cubatão até a foz do Ribeirão Passareúva, no Rio Pilões. Com o município de Cubatão - começa na confluência do ribeirão Passareúva, no Rio Pilões, desce por este até o Rio Cubatão, segue em reta até a cabeceira mais setentrional do córrego da Mãe Maria, pelo qual desce até o Ribeirão dos Queirozes, desce por este até o Rio Santana, e por este, ainda, até a foz do Rio dos Bugres, no largo da Pombeva. Com o município de Santos - começa no largo da Pombeva, na foz do Rio dos Bugres, pelo qual sobe até a foz do córrego da Divisa, continua em reta até o alto do morro Cutupé, de onde segue por nova reta, à ponta mais ocidental da Ilha Urubuqueçaba. Com o município de Itanhaém - começa no contraforte da margem esquerda do Rio Mongaguá, na Praia Grande, Oceano Atlântico; segue por este contraforte e pela serra de Mongaguá até cruzar com o divisor que contorna as águas do Rio Bichoró e as do córrego Guapiruvu, seguindo pelo divisor até o contraforte que termina na foz do Rio Capivari, no Rio Branco, segue por este contraforte até a referida foz, onde tiveram início estes limites. 

População - A população do município é de 32.235 habitantes, dos quais 28.581 residem na sede. 

Flora e fauna - A flora do município é reduzida e rara também é a sua fauna, encontrando-se em pequeno número pacas, veados, quatis, capivaras, porcos do mato, macucos, pombas, tucanos, saripocas, jacus, inhambus e outros, no litoral. 

Rios - Existem 31 rios dentro do município, a maioria dos quais de pequenas dimensões, sendo de se destacar pela extensão e volume de água os rios Branco e Piassabuçu, sendo os demais os seguintes: Claro da Dúvida - Capivari - dos Monos - dos Campos - Branco de Cima - Branco da Conceição - Poipeva - Preto das Caxias - Cubatão - Acaraú de Cima - Acaraú de Baixo - dos Moços - Taquimboque - Mariana - Gragaú ou Grajaú - Iguá - Emídio - Guaramar - Cebola - Siriri - Indaiauvas - da Cruz - Pissamirim - Pombeva - Cacheta - Catarina de Morais - São Jorge - da Avó - Rio das Areias. 

Quedas d'água. São as seguintes: Vargem Grande - localizada no Rio Branco; Cachoeira de Itu ; Cachoeira do Estaleiro; Cachoeira Pai Mathias - localizada no Rio Itutinga; Cachoeira Camiatinga - localizada no Rio Preto; Cachoeira Mongaguá - localizada no Rio Branco; Cachoeira de Itinga - localizada no Rio Branco; Cachoeira de Capivari - localizada no Rio Preto. 

Serras e Morros Existe no município a serra de Mongaguá, cuja altitude máxima é de 700 metros. Os morros existentes são os seguintes: Pai Mathias - com a altura máxima de 800 metros; Mãe Maria - com a altura máxima de 500 metros; Xixová - com a altura máxima de 330 metros; do Estaleiro - com a altura máxima de 275 metros; do Itaipu - com a altura máxima de 175 meros; do Voturuá - com a altura máxima de 175 metros; do Japuí - com a altura máxima de 170 metros; do Cutupé - com a altura máxima de 150 metros; dos Barbosas - com a altura máxima de 100 metros e do Vieira - com altura ignorada. 

Ilhas. São 3 (três) as ilhas situadas no município: Ilha de São Vicente - Onde estão situadas as cidades e Santos e São Vicente, com a seguinte posição geográfica: a W. (N. E.: Oeste) da Ilha de Santo Amaro, separada desta pelo estuário de Santos; do continente, pelo largo Caneú; ao Norte e a Noroeste, pelo Rio Casqueiro e largo da Pombeva; a SW (N. E.: Sudoeste), pelo canal de São Vicente. Ilha Porchat - Situada no perímetro urbano de São Vicente, encravada na baía de Santos, com o comprimento de 700 metros, tendo 500 de largura e a altura máxima de 70 metros. Ilha de Saponin - Situada no Mar Pequeno. 

Praias. Eis a descrição das seis praias de São Vicente: Praia Grande - com 50 quilômetros de extensão, situada entre a Ponta de Itaipu e Itanhaém; Praia de São Vicente - com a extensão de 1.800 metros, situada entre os acidentes geográficos denominados morro dos Barbosas e Ilha Porchat; Praia de Itararé - com a extensão de 2.400 metros, está situada entre a Ilha Porchat e Urubuqueçaba, está dentro do Município de Santos; Praia de Paranapuã - Tendo 410 metros de extensão está situada na encosta do morro Japuí, em frente à Ilha Porchat; Prainha - com 300 metros em sua extensão, está localizada à margem da baía de São Vicente; Quitanduba - Com apenas 150 metros de extensão e está situada entre os morros do Japuí e Xixová. 

Aspecto geral da cidade. A cidade de São Vicente, em geral plana, prima pelo calçamento de suas principais ruas, bem como pela limpeza impecável das mesmas, em geral arborizadas, apresentam uma beleza singular, sendo as que seguem paralelas à orla do mar largas e separadas da praia por magníficas áreas ajardinadas, com cerca de quatro metros de largura. A cidade, na orla da praia, apresenta um aspecto de rara beleza, com seus inúmeros prédios de apartamentos, todos de construção moderna. Na parte central, o município se está desenvolvendo rapidamente com seus novos prédios e inúmeros outros em construção. As praças e jardins são cuidadosamente tratados e dão ao município uma nota alegre e festiva, principalmente aos domingos, quando o povo acorre em massa a esses locais. 

Vias de Comunicações. São Vicente está ligada a Santos, pelo centro, por estrada de rodagem estadual, que parte da Praça Coronel Lopes e termina no Largo da Saudade, em Santos, bem como por ampla avenida que acompanha a praia, até a divisa no local denominado José Menino. Conta também com 4 linhas férreas de bondes elétricos, atualmente administradas pelo SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos, com sede em Santos), sendo S. Vicente servida por quatro linhas de bondes (1, 2, 22 e 13) e quatro de ônibus (1, 7, 14 e Viação Cometa), que fazem a ligação com Santos, tanto pela praia como pela parte central, a saber: 

Bonde nº 1 - (pelo centro) - Sai da Praça Barão do Rio Branco, em S. Vicente, e tem seu ponto terminal na Praça dos Andradas, em Santos; Bonde nº 2 - (pela praia) - Inicia o percurso na Praça 23 de Maio, em São Vicente, e tem ponto terminal na Praça Mauá, em Santos; Bonde nº 22 - (pela praia) - Faz o mesmo itinerário da linha de nº 2, com a diferença de iniciar na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente; Bonde nº 13 - (orla da praia) - Partindo da Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente, após percorrer toda a orla da praia, tem ponto terminal na Av. Saldanha da Gama (P. Praia), em Santos. 

Ônibus nº 1 - (pela praia) - Iniciando na Praça João Pessoa, em S. Vicente, tem ponto terminal na Praça Mauá, em Santos; Ônibus nº 7 - (orla da praia) - Iniciando também na Praça J. Pessoa, em S. Vicente, percorre toda a orla da praia e tendo ponto terminal na Ponta da Praia, em Santos; Ônibus nº 14 - (pelo Centro) - Iniciando na Praça J. Pessoa, em S. Vicente, faz o percurso central, percorre a estrada estadual e tem ponto terminal em Santos na Praça dos Andradas; Ônibus da V. Cometa - (pela praia) - Esta linha mantém pontos iniciais tanto na Praia Grande como na Prainha; faz o percurso da linha nº 1 e tem ponto terminal no Largo Monte Alegre em frente à estação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em Santos. 

São Vicente está ligada à Capital por estrada de rodagem estadual, que faz junção em Santos com a rodovia Anchieta, também estadual, no local denominado Santa Maria (bairro). 

Conta também com a Estrada de Ferro Sorocabana, que por intermédio de suas duas linhas liga São Vicente a Itanhaém, Juquiá e Mairinque. 

Povoados. Existem dentro do município os seguintes: Samaritá - Linha Mairinque-Santos, distante 11.000 metros; Gaspar Ricardo - Linha Mairinque-Santos, distante 12.000 metros; Mãe Maria - Linha Mairinque-Santos, distante 14.400 metros; Acaraú - Linha Mairinque-Santos, distante 15.000 metros; Pai Matias - Linha Mairinque-Santos, distante 20.000 metros; Pedro Taques - Linha Santos-Juquiá, distante 18.500 metros; Eng. Ferraz - Linha Mairinque-Santos, distante 45.000 metros; e Vila Balneária - Linha Santos-Juquiá, distante 21.800 metros. 

Agricultura. A produção é aproximadamente a seguinte: Produtos - Área Cultivada – Quantidades: Banana - 1.600 hectares 1.300.000 cachos; Cana-de-açúcar - 5 alqueires - 150 toneladas; Mandioca - 2 alqueires - 45 toneladas 

Estações de Rádio. São Vicente conta com a Rádio Cultura de São Vicente, com o prefixo "ZYH-3" e em funcionamento desde 17 de outubro de 1946, com a potência de 125 watts na alimentadora da estação e 100 watts na antena. Sua onda é de 153 quilômetros, na frequência de 1.510 kilociclos. 

Festas tradicionais. A principal festa do município é a 22 de janeiro, data em que se comemora a fundação da cidade; também são tradicionais as festas da Igreja Católica (Santo Antônio, São João, São Pedro, Natal, Ano Novo e Santos Reis), além dos festejos de Carnaval. 

Agência Postal. É de terceira classe e seu movimento, em 1951, foi o seguinte: Arrecadação postal - Cr$ 531.339,70; Arrecadação telegráfica - Cr$ 63.256,20; Arrecadação total - Cr$ 594.595,90. Está a mesma localizada na Rua XV de Novembro nº 18. 

Associações de classe. São Vicente conta no momento com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Vicente, que muito tem trabalhado pelo progresso do município. 

Campo terrestre de Aviação de Praia Grande. Longitude: 3º 15' W - Rio de Janeiro. Latitude - 24º 01'. Declinação Magnética - 13º W. Variação anual - 10' 

Campos de pouso. Outros campos na localidade - Não há. Proprietário: Pertence o campo ao Ministério da Aeronáutica e foi cedido ao Aéreo Clube de Santos. Campos mais próximos: Aeroporto da Base Aérea de Santos, na Bocaina, e a 16 quilômetros de distância. 

Estabelecimentos bancários. São os seguintes os estabelecimentos bancários que mantêm filiais em São Vicente: Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais S. A. - Rua Martim Afonso, 431. Banco Moreira Sales S. A. - Rua Frei Gaspar, 483. Banco Paulista do Comércio S. A. - Rua Martim Afonso, 404. 
Caixa Econômica.Neste município funciona apenas a Caixa Econômica Estadual, instalada junto à Coletoria Estadual. Seu movimento no exercício de 1951 foi de 1.338 cadernetas, apresentando um saldo de Cr$ 3.207.090,70. 

Bibliotecas públicas. Conta o município com duas, a saber:. Biblioteca do E. C. Beira Mar - Rua XV de Novembro, 304. Biblioteca do Centro Artístico Martim Afonso - Rua Frei Gaspar, 582. Biblioteca do S.M.E.S.C.A, em organização. 

Casas de caridade e hospitais. Possui o município os seguintes: Hospital São José - Rua Frei Gaspar, 790. Casa de Saúde N. S. das Graças - Rua Visconde do Rio Branco, 312. Instituto São Vicente - Rua Frei Gaspar, 280. Orfanato São Gabriel - Rua XV de Novembro, 107. Sociedade de Assistência à Infância - Praça 22 de Janeiro. Lar Vicentino - Praça Barão Rio Branco, 98. 

Além das citadas, conta atualmente o município com o S.M.E.S.C.A. (Serviço Municipal de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Pública, que mantém ambulatórios médicos localizados em vários bairros, com a humanitária e filantrópica função de favorecer a classe proletária, cuja criação e desenvolvimento se deve à eficiente administração do dr. Charles Alexandre de Souza Dantas Forbes, prefeito municipal. 

                               


Os ambulatórios são os seguintes: Ambulatório "Dona Beatriz Galvão Forbes" - Avenida Siqueira Campos, 73 - Praia Grande - Drs. Ari Garcia e André Stucchi. Ambulatório "Dona Maria Dezonne Pacheco Fernandes" - Rua 397 - Casa 11 - Vila Cascatinha - Drs. Ari Garcia e José Singer. Ambulatório "Vila Margarida" - Planalto Bela Vista - Drs. Helio Ramos Costa e Áureo Rodrigues. Ambulatório "Parque São Vicente" - Rua Frei Gaspar, 1.937 - Drs. José Singer e Hélio Ramos Costa. Ambulatório "Dona Paulina Bei" - Vila Jockey Club. Ambulatório "Rio D'Avó" - Avenida Capitão Luiz Antonio Pimenta, 590 - Drs. André Stucchi e Gilberto L. Cavalcanti. Sede central - Rua João Ramalho, 588 - Diretor: Dr. Sílvio Corrêa da Silva. 

Clubes Esportivos. Dentre os clubes esportivos de São Vicente, destaca-se o tradicional Clube de Regatas Tumiaru, onde são praticadas todas as modalidades esportivas. Possui este clube duas sedes, ambas em prédio próprio, uma das quaisa está situada na parte central de São Vicente, na Praça Coronel Lopes, com duas quadras de cimento para a prática de voleibol e cestobol e outra localizada no bairro do Japuí, com piscina, campo de futebol, quadra de cestobol etc., bem como possui diversos barcos para a prática do remo. Possui ainda o município o São Vicente Praia Clube, que se dedica exclusivamente à prática do voleibol e do cestobol. 
Os clubes que se dedicam à prática exclusiva do futebol são os seguintes: Comercial F. C. - São Vicente A. C. - E. C. Beira-Mar - União F. C. - São Paulo Recreativo F. C. - Itararé F. C. - Bonsucesso F. C. - Beija-Flor F. C. - E. C. Guamium. 
Além dos citados, temos ainda o Jóquei Club São Vicente (em cujo prado, na Vila Jóquei Clube, são realizados, todas as quartas-feiras, páreos turfísticos com grande movimento na Casa de Apostas) e o Clube Hípico de Santos, com sede na Avenida Antônio Emmerich e que é constituído e frequentado pela nata das sociedades santista e vicentina. Realiza esse clube aos domingos competições hípicas com saltos de obstáculos e barreiras. 

Coletoria Estadual. A arrecadação dessa Repartição, em 1951, foi de Cr$ 15.251.897,00. Coletoria Federal. A arrecadação efetuada no exercício de 1951 foi de Cr$ 5.931.151,90 

Eleitorado. Alistados por este município: 9.255 eleitores 

Abastecimento de Água. A água para o abastecimento da população de São Vicente provém de nascentes existentes nos morros circunvizinhos, denominados Itararé, Parque Prainha, Voturuá, cujas águas são captadas em reservatórios, sendo de notar que a água captada nas duas primeiras nascentes é fornecida exclusivamente para o abastecimento da população dos bairros daqueles nomes, sendo o volume de água da última muitas vezes superior, utilizada para o abastecimento da restante parte da população do município. A capacidade total desses mananciais, em cada 24 horas, é em média de 1.670.000 litros, cujos dados passamos a discriminar: 
Itararé - 450.000 litros. Parque Prainha - 220.000 litros. Voturuá - 1.000.000 de litros. 
São em número de seis os reservatórios existentes, não sofrendo a água captada tratamento de espécie alguma; a capacidade total desses reservatórios é de 68.000 m³, que correspondem a 68.000.000 de litros. 
Além desses mananciais, São Vicente recebe ainda 1.600.000 litros diários de água tratada, fornecidos pela "The City of Santos Improvements Company Ltd.", com sede em Santos, contando ainda com quatro poços artesianos em pleno funcionamento e que fornecem as quantidades abaixo: Poço nº 1 - Localizado no Parque Bitaru e fornecendo, por hora, 36.000 litros. Poços nºs 2 e 3 - Localizados no Voturuá; em conjunto fornecem 10.000 litros por hora;. Poço nº 4 - Localizado na Rua Bento Viana e fornecendo de 10/15.000 litros por hora;. Poço nº 5 - Acha-se em fase de perfuração (sondagem), no bairro de Voturuá. 

Calçamento. São Vicente é completamente calçada em suas principais vias, com a seguinte pavimentação: 4 logradouros pavimentados com asfalto; 17 logradouros pavimentados com macadame betuminoso; 28 logradouros pavimentados com paralelepípedos; 20 logradouros pavimentados com macadame simples; 5 logradouros pavimentados com pedras irregulares; e 8 logradouros com pavimentação diversa. 

Esgoto. O serviço de esgoto deste município está a cargo da Repartição de Saneamento de Santos, que vem operando desde 1912 e sendo empregado o sistema reparador. Operando com 7 tanques flexíveis, cobra uma taxa anual sobre o valor locativo dos imóveis, na base mínima de 6,5% e máxima de 7,8%. 

Estações de Estradas de Ferro. Servem o município as seguintes de estrada de ferro, todas da Estrada de Ferro Sorocabana: Linha Santos-Juquiá: - Pedro Taques, que dista de São Vicente 18.500 metros; - Vila Balneária, distante 21.800 metros; - Engenheiro Ferraz, distante 45.000 metros. Linha Mairinque; - Samaritá, que dista de São Vicente 11.000 metros; - Gaspar Ricardo, distante 12.000 metros; - Mãe Maria, distante 14.400 metros; - Acaraú, distante 15.000 metros; e - Pai Matias, cuja distância é de 20.000 metros. 

Bairros. Dentro do município, existem os seguintes: Boa Vista - Gonzaguinha - Biquinha - Vila Voturuá - Vila Melo - Vila Margarida - Jardim Guassu - Vila Matilde - Vila Jóquei Clube - Parque São Vicente - Parque Bitaru - Vila N. S. Amparo - Vila N. S. Aparecida - Vila Cascatinha - Vila Gomes - Vila Itararé - Vila Valença - todos em franco desenvolvimento. 

Edifícios principais. São os seguintes os principais edifícios do município, atualmente: Paço Municipal - Hospital S. José - Correios e Telégrafos (em construção) - Edifício Icaraí - Edifício Gáudio - Edifício Tumiaru - Edifício Grajaú - Edifício Jomar - Edifício Brasil - Edifício Divisa - Edifício Inajá - Edifício Induá - Edifício Paulista - Edifício Tamoio - Edifício Marabá - Edifício Mirante - Edifício S. José - - Edifício Columbia - Edifício "Grupo dos Estados" - Edifício Vitória - Edifício Iguassu - Edifício Vila Rica - Grupo Escolar Gonçalo Monteiro - Edifício da Colônia de Férias dos Oficiais da Força Pública do Estado de S. Paulo - Seminário S. José - Edifício Atlântida - Edifício S. Nicolau - Edifício Albatroz - e mais alguns cuja construção está na fase de acabamento. 

Edifícios públicos. Prefeitura Municipal de São Vicente - Grupo Escolar Gonçalo Monteiro - Mercado Municipal - Correios e Telégrafos. 

Jardins e Praças. Diversos jardins embelezam as praças públicas de São Vicente, sendo de se destacar a Praça 22 de Janeiro e a Praça João Pessoa, contando ainda com mais as seguintes: Coronel Lopes - Bernardino de Campos - Barão do Rio Branco - das Bandeiras - 23 de Maio e 1º de Maio. 

Prédios. Existem no município, inclusive nas zonas urbana e suburbana, um total de 6.825 prédios. 

Ruas principais. São as seguintes: Avenida Embaixador Pedro de Toledo - Avenida Manuel da Nóbrega - Avenida Dr. Getúlio Vargas - Rua Frei Gaspar - Rua Martim Afonso - Avenida Presidente Wilson - Rua Jacob Emmerich - Rua João Ramalho - Rua XV de Novembro - Rua José Bonifácio - Rua 11 de Junho - Rua Expedicionários Vicentinos - Rua Marquês de São Vicente - Avenida Saturnino de Brito. 

Escolas. Está o município atualmente dotado das seguintes: 
Escola Mista Municipal Mateo Bei - Localizada na Rua Frei Gaspar s/n no bairro denominado Parque São Vicente, com 11 classes e um otal de 403 alunos. 
Escola Municipal 9 de Julho - Situada na Rua Tenente Durval do Amaral, 45, no bairro de Catiapoã; funciona em 3 períodos, com 3 classes e um total de 140 alunos. 
Escola XV de Novembro - Situada no Parque São Vicente, funciona em 3 períodos com um total de 143 alunos. 
Escola Mista Tiradentes - Localizada no bairro N. S. do Amparo, no antigo Caminho dos Barreiros, funciona em 3 períodos, com um total de 130 alunos. 
Escola Mista Solemar - Situada em Solemar, funciona num só período, das 12 às 14 horas, com uma matrícula de 36 alunos. 

Escola Municipal José Bonifácio - Situada no bairro de Japuí, contando com uma matrícula de 57 alunos e funciona em dois períodos. 

Escolas Reunidas Jardim Guassu - Situada no bairro do Jardim Guassu, fica distanciada do centro cerca de 2 quilômetros. Funciona em 3 períodos, com 6 classes ao todo e uma matrícula de 140 alunos. 

Escola Mista do Guamium - Situada no bairro do Guamium, na colônia dos pescadores, funciona em 3 períodos, com um total de 90 alunos e com 3 classes em funcionamento. 

Escola Mista Vila Voturuá - Situada no Horto Florestal Municipal, na Vila Voturuá, funciona em 3 períodos com o total de 120 alunos. 

Escolas estaduais 
Escola Mista Forte do Itaipu - Situada na Praia Grande, com uma classe e .0 (SIC) alunos matriculados. 
Escola Mista Tumiaru - Situada na Praça 23 de Maio, no bairro do Porto. Funciona em 2 períodos com um total de 80 alunos. 
Escola Professor Antonio Pedro - Situada na Avenida Antonio Emmerich, Vila Melo, funciona em 2 períodos com 4 classes e com o total de 160 alunos. 
Orfanato São Gabriel - Situado na Rua XV de Novembro, 106, com uma classe e 35 alunos matriculados. 
Escola Mista Sales da Cruz - Situada em Sales da Cruz, com uma classe e um total de 40 alunos. 
Escola Mista Evangelista de Sousa - Situada em Evangelista de Sousa, também com uma classe e matrícula de 40 alunos. 
Escola Mista Jardim Matilde - Situada na Praia Grande, no bairro do mesmo nome, com 36 alunos matriculados. 
Escola Mista de Samaritá - Situada em Samaritá, com 2 classes e uma matrícula de 80 alunos. 
C. A. Forte do Itaipu - Situada na Fortaleza de Itaipu, funciona com 1 classe e com 14 alunos matriculados. 
C. A. II B. C. - 1 classe com 56 alunos. 

Escola Mista da Praia do Itararé - Recentemente criada, ainda não foi instalada. 
Grupo Escolar Gonçalo Monteiro - Situado na Praça Coronel Lopes, funcionou até o ano passado em 3 períodos, com 24 classes, instaladas em 8 salas. Atualmente está passando por grande reforma: serão construídas mais quatro salas de aula. 
Escolas particulares 
Externato São Luiz - Situado na Praça Coronel Lopes, 116, é dirigido pela professora d. Lídia Souzedo de Oliveira, tem 8 classes com o total de 113 alunos. 
Ateneu São Vicente - Situado na Rua Américo Brasiliense, 190, é dirigido pela professora d. Hilma Machado. com 8 classes, tem um total de 120 alunos. 
Externato Ypiranga - Curso de admissão, situado à Praça Coronel Lopes, e que conta com a frequência de 16 alunos. 
Educandário São Gabriel - Situado à Rua XV de Novembro, 107, com 4 classes e um total de 131 alunos, é dirigido pelas Irmãs Passionistas. 
Instituto Nações Unidas - Situado na Avenida Capitão-Mor Aguiar, 237, tem 9 classes e conta com 141 alunos. 
Ginásio Estadual. Possui o município um único, a saber: 
Ginásio Estadual Martim Afonso - Localizado na Rua José Bonifácio, funciona em 2 períodos, com 9 classes, sendo 7 do curso ginasial e 2 do curso normal. Estão matriculados, nos referidos cursos, 336 alunos. 
Imprensa. São Vicente conta atualmente com os seguintes jornais: São Vicente Jornal - de publicação dominical. Gazeta do Litoral - publicado aos domingos. 
Indústria Fabril. Conta São Vicente com um parque industrial relativamente bem desenvolvido, destacando-se as seguintes indústrias: Indústrias Gerais de Gorduras de S. Vicente - Fabricação de banha. S. A. Indústrias Vicry - Fábrica de vidros. Armando Micelli - Fábrica de ladrilhos. Clabel Indústria e Comércio Ltda. - Fábrica de Sabão. Antonio de Carvalho - Fábrica de Calçados. Cortume São Vicente - Couros e derivados. Carlos Saitta - Industrialização do sebo e resíduos. 

Horto Florestal Municipal 

Entrada principal do Horto Municipal



Na administração dinâmica do dr. Charles de Souza Dantas Forbes, foi criado o Horto Florestal Municipal, cuja finalidade é o cultivo de plantas e vegetação diversa para arborização da cidade. Todos os setores do Horto Florestal estão em franca produção, destacando-se o plantio de 'coqueiros-anões', cujas mudas vieram de Ilhéus, na Bahia, e que se destinam à rearborização da praia de Itararé; a 'Amendoeira', mais conhecida pela denominação de 'chapéu-de-sol', está sendo intensamente cultivada e será largamente empregada na arborização dos vários bairros do município. Sementes e mudas das mais variadas espécies de nossa flora foram fornecidas pelo Serviço Florestal do Estado (Horto da Cantareira) e pela Escola Agrícola Luíz de Queiroz, de Piracicaba. Está o Horto Florestal Municipal localizado no bairro de Voturuá, junto à represa do mesmo nome; está subordinado à Diretoria de Parques e Jardins da Municipalidade. 

Viveiro de mudas 


Biografia de Gabriel Lopes Pereira Filho, o organizador e administrador do Horto Municipal do Voturuá.


Iluminação elétrica (pública e domiciliária) 
Quadro demonstrativo: 
Especificação 1947 1948 1949 1950 1951 
Número de logradouros iluminados 93 95 97 97 98 
Número de focos empregados 757 779 819 840 841 
Número de ligações domiciliares 3.192 3.675 4.319 5.092 6.046 
Tarifas da iluminação pública e domiciliária 

Extração de pedras. Conta o município com 7 pedreiras em franca atividade, com boa produção de paralelepípedos, pedras britadas, guias, granitos para construção e escultura, cuja produção anual é estimada em Cr$ 10.000000,00 (dez milhões de cruzeiros). Extração de areia quartzosa: É feita ao longo da Estrada de Ferro Sorocabana e sendo a produção anual estimada em mais de Cr$ 5.000.000,00 (cinco milhões de cruzeiros). 

Melhoramentos municipais. Inúmeros são os melhoramentos que enriquecem São Vicente, destacando-se os seguintes: - Calçamento e pavimentação asfáltica, - Nova captação de águas, - Modelares estabelecimentos de ensino, - Recentes e modernas construções residenciais, comerciais e industriais. 

Mercado Municipal. Administrado pela Prefeitura e abrangendo uma área total de 1.799 m², é o mesmo espaçoso e farto, apresentando preços razoáveis. Está o mesmo localizado na Praça João Pessoa, ao lado da Igreja Matriz, sendo servido por ônibus e bondes. Área topográfica- Número de bancas existentes – 14. Número de compartimentos existentes – 19. Área total do mercado: Do terreno 1.199,00 m². Área construída 750,00 m² 

Compartimentos e ramos de negócio: Cereais: operam no ramo os compartimentos 4-5-12 e 13. Peixes: operam no ramo as bancas e comp. 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14. Carnes: operam no ramo os compartimentos 9-10 e 11. Legumes e frutas: operam no ramo os compartimentos: no 1º pavilhão - 1-2-3-6 e 7; no 2º pavilhão: 1-2-5 e 6. Laticínios: operam no ramo os compartimentos 4 e 8. Café em pó: com aparelhos de moagem, operam no ramo o compartimento 1 do 1º pavilhão e outro no 2º pavilhão. Aves: Operam no ramo os seguintes compartimentos: 1º pavilhão - 2 e 13; 2º pavilhão - 5 e 6. Ovos: com exceção dos compartimentos que operam com carnes e peixes, os demais negociam com ovos. Diversos: alguns dos compartimentos operam ainda com flores e artigos de cerâmica. O compartimento nº 3 do 2º pavilhão se encontra desalugado. 

Monumentos. Dentre os monumentos históricos e artísticos de São Vicente são os seguintes: 
Busto de Benedito Calixto - Situado na Praça João Pessoa 
Lápide em Homenagem ao Combatente Pérsio de Souza Queiroz Filho - Situado na Praça 22 de Janeiro (inaugurado em 9-7-1933). 
Monumento Comemorativo ao 4º Centenário do Descobrimento do Brasil - Situado na Praça 22 de Janeiro e em cujas faces laterais se encontram as seguintes inscrições: 

- Face Norte: Placa comemorativa da travessia aérea do Oceano Atlântico pelos denodados aviadores portugueses Scadura Cabral e Gago Coutinho, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro (homenagem da colônia portuguesa em 17-6-1922). 

- Face Leste: Placa comemorativa do raide Gênova-Santos, pelo destemido aviador patrício, comandante João Ribeiro de Barros, e seus denodados companheiros (em 28-7-1927). 

- Face Sul: Escudo de bronze ofertado pela cidade de Campinas, em homenagem ao Município de São Vicente. 

- Face Oeste: Placa comemorativa da fundação do 1º colégio em 1540 por Leonardo Nunes (o Abaré-Bebé). 
Marco Padrão Comemorativo do 4º Centenário da colonização Afonsina: Situado sobre a Pedra do Mato, na Praia de São Vicente e junto ao Morro dos Barbosas. 
Placa Comemorativa da Fundação da 1ª Alfândega: situada na Avenida Siqueira Campos, dentro do antigo Parque das Naus. 
Monumento ao Barão do Rio Branco: situado na Praça Barão do Rio Branco. 
Lápide ao Expedicionário Vicentino: localizada na Praça Coronel Lopes. Homenagem da cidade aos seguintes expedicionários: Alberto Sanches Bittencourt; Alcides Campos; Américo Duarte; Dirceu Cícero de Miranda; Galileu Ramos; João dos Santos; João Faria de Freitas; Oscavo Azevedo Marques; Paulo Dias; Pedro de Oliveira; Romualdo Santos Filho; Valdemar Presas Rodrigues; 1944-1951. 

Nomes ilustres. Martim Afonso de Souza, Benedito Calixto de Jesus, professor Antônio Pedro de Jesus, padre Manuel da Nóbrega, padre José de Anchieta, frei Gaspar, capitão-mor Aguiar, padre Manuel Gomes Loureiro. 

Orçamento municipal. Em 1952, foi de Cr$ 20.000.000,00 (vinte milhões de cruzeiros). 

Organização municipal. Os poderes Executivo e Legislativo de São Vicente têm a seguinte distribuição: 
Prefeito - dr. Charles A. de Souza Dantas Forbes. Vice-prefeito - dr. José Toledo Noronha. Diretor administrativo - sr. José Teixeira Mattoso. Diretor de Serviços Públicos - sr. João R. Caldeira. Diretor de Obras - dr. Lanes Laio Moor de Oliveira. Diretor da Fazenda - sr. Oscar Meireles da Silva. 

Vereadores (Câmara Municipal): Edison Teles de Azevedo, Lourival Moreira do Amaral, Edmar Dias Bexiga, Antônio Bueno Capolupo, Osvaldo Toschi, Orlando Intrieri, Rafael Faro Politi, Marcos Machado, Osvaldo Marques, Arnaldo da Costa Teixeira, Raul Vasques Rios, Augusto Ruiz, Nelson Parente, Diego Pires de Campos, Osvaldo dos Santos, Antônio Lua Filho, Nicolino Simone Filho. 

Organização policial. Possui o município delegacia de 3ª classe, sendo seu atual titular o dr. Arlindo de Toledo. A delegacia está localizada na Rua Ipiranga nº 247, com o telefone 78. 

Organização sanitária. São Vicente conta atualmente com o Centro de Saúde, localizado à Rua Jacob Emmerich, 686, e o Serviço da Profilaxia da Malária, localizado à Rua João Ramalho n. 587. 

Patrimônio municipal. O patrimônio municipal, em 31 de dezembro de 1950, era de Cr$ 6.413.657,62. 

Postos de serviços para automóveis. Os principais postos de serviço, com oficina mecânica, são os seguintes: 

Posto Anchieta - Rua Frei Gaspar, 535. Posto Riachuelo - Rua Pero Correa, 194. Posto São Paulo - Av. Antonio Emmerich, 410. Garage São Paulo - Rua Martim Afonso, 125 

Profissões liberais 

Engenheiros: Alberto Tanganeli - Rua João Ramalho, 686. Erasto Borges Teixeira - Rua Visconde Tamandaré, 553. Francisco N. Viotti - Rua da Constituição, 134. Hércules Francisco Conti - Rua João Ramalho, 560. José do Carmo Napolitano - Rua XV de Novembro, 25. Lannes Laio Moor Oliveira - Rua 13 de Maio, 193. Luiz Ferreira Gois - Rua XV de Novembro, 339. Rafael Faro Politi - Rua Padre Anchieta, 328. Raul Bernardini - Rua Martim Afonso, 451. Sílvio Jaguaribe Eckmann - Avenida Presidente Wilson, 175 

Advogados: Dr. Alberto Lopes dos Santos - Rua Frei Gaspar, 185. Dr. Charles A. S. Dantas Forbes - Rua Saldanha da Gama, 33. Dr. Diego Pires de Campos - Rua Visconde Tamandaré, 208. Dr. Fausto G. Sampaio - Edifício Marabá – Gonzaguinha. Dr. José Monteiro - Rua Henrique Ablas, 36. Dr. Paulo H. de Moura - Rua Jacob Emmerich, 133. 

Empreiteiros: A. S. Cruz - Rua do Colégio, 233 

Dentistas: Asthomiel Xavier - Rua Frei Gaspar, 530, Benedito S. Pires Nobre - Rua Marquês de São Vicente, 229. Idler de Pontes - Praça Barão do Rio Branco, 315. José Meireles Jr. - Rua Frei Gaspar, 582. Manoel I. Ribas D'Avila - Rua Frei Gaspar, 658. Otacílio M. Tavares - Praça João Pessoa - Edif. Tav.. Osvaldo Marques - R. Expedicionários Vicentinos, 75 

Arquitetos: Camilo Tadeu - Praça Coronel Lopes, 139. Paulo Filgueiras - Rua Alfredo Ximenes, 17 (Santos) 

Contadores: Franklin C. de Moura - Rua Frei Gaspar, 465. Newton C. de Moura - Rua Frei Gaspar, 465. Nívio C. de Moura - Rua Frei Gaspar, 465. Rodolfo Mikulasch - Rua Martim Afonso, 412. Oscar Meireles da Silva - Rua Santa Cruz, 180. Evaristo da Silva Fortes - Rua Rangel Pestana, 312 

Médicos:  Dr. Alcides de Araújo - Av. Antônio Rodrigues, 339. Dr. Alcides Garcia - Rua Frei Gaspar, 528. Dr. André Stuchi - Rua São Luiz, 59. Dr. Anibal R. do Amaral - Rua Frei Gaspar, 169. Dr. Antônio Cunha de Pontes - Rua Jacob Emmerich, 541. Dr. Antônio Militão Azevedo Neto - Rua XV de Novembro, 72. Dr. Carlos Zindel - Rua Rangel Pestana, 46, ap. 4. Dra. Clementina Faro - Rua Padre Anchieta, 480. Dr. Dario O. Guimarães - Rua Américo Brasilienses, 49. Dr. Dielson de Freitas - Fortaleza de Itaipu. Dr. Eduardo Pirajá - Rua João Ramalho, 529. Dr. Francisco A. Jarussi - Rua Frei Gaspar, 280. Dr. Gilberto L. Cavalcanti - Travessa 22 de Janeiro, casa 2. Dr. Hélio R. Costa - Rua Jacob Emmerich, ?39 (SIC). Dr. Humberto Silva - Rua 13 de Maio, 193. Dr. Inácio Cunha - Rua Américo Brasiliense, 330. Dr. João B. Malbrouck - Rua Martim Afonso, 490. Dr. José F. Ribeiro - Rua João Ramalho, 625. Dr. José de Morais Melo - Rua Floriano Peixoto, 80, ap. 2. Dr. José Toledo de Noronha - Av. Presidente Wilson. Dr. José Singer - Rua Rangel Pestana, 46, ap. 4. Dr. Odilon F. Guarita - Rua Jacob Emmerich, 451. Dr. Olavo Horneaux de Moura - Rua XV de Novembro, 248. Dr. Paes Alcântara - Rua Saldanha da Gama, 184. Dr. Silvio Carvalhal - Rua Frei Gaspar, 280 

Farmacêuticos: A. C. Novais - Farmácia Anchieta, Praça Barão do Rio Branco, 308. Agenor Lapena - Farmácia Central, Rua XV de Novembro, 12. Ernani M. Monteiro - Farmácia Santo Antonio, Rua Frei Gaspar, 450. José de Bonna - Farmácia Regina, Rua Benjamin Constant. José Pinto - Farmácia Marabá, Rua Cândido Rodrigues, 27. Nelson Corrêa - Farmácia Santa Terezinha, Av. Antonio Emmerich, 636. Pasqual Larocca - Farmácia Avenida, Rua Martim Afonso 

Construtores: Barbosa Tozo Ltda. - Praça Coronel Lopes, 139; João F. Bensdorp - Rua João Ramalho, 12; José Colafati - Rua da Constituição, 345; José Rossi - Rua Ipiranga, 409; Julio Wulierme - Av. Getúlio Vargas, 484; Olavo Tavares - Rua Gonçalo Monteiro, 146; Rafael Faro Politti - Rua Padre Anchieta, 328; Victor Troier - Rua Frei Gaspar, 582 

Rádios - aparelhos receptores: Registrados na Agência do Departamento dos Correios e Telégrafos, existem 974. 

Registro Civil. Em 1951 foram efetuados os seguintes registros:. Casamentos – 264. Nascimentos - 1.343. Falecimentos - 510 

Sociedades 
Centro Artístico Martim Afonso - Rua Frei Gaspar, 582. Fundado em 7 de setembro de 1939, realiza periodicamente espetáculos teatrais, geralmente em benefício de instituições de caridade. 
Atlântico Clube Vicentino - Rua João Ramalho. Sociedade recreativa em cujos salões são efetuadas conferências, palestras, bem como espetáculos em benefício de instituições de caridade; foi fundado em 1938. 

Subvenções 
Em 1952, a Prefeitura Municipal distribuiu as seguintes subvenções: 1) Ao Serviço de Caixa Escolar, para pagamento de lanches escolares, assistência dentária etc. - Cr$ 120.000,00 2) Ao Ginásio Martim Afonso - Cr$ 20.000,00 3) Ao Instituto Nações Unidas - Cr$ 6.000,00 4) Auxílio correspondente a 5 bolsas de estudo, na conformidade da lei nº 100 de 20-7-1949 - Cr$ 25.000,00 5) À Comissão Municipal de Esportes - Cr$ 40.000,00 6) Ao Clube de Regatas Tumiaru - Cr$ 20.000,00 7) Ao Clube de Regatas Tumiaru - Auxílio à construção de sua sede social, na Praça Coronel Lopes - Cr$ 60.000,00 8) À Liga Vicentina de Futebol Amador - Cr$ 5.000,00 9) Ao União Futebol Clube - Cr$ 3.000,00 10) Ao Bonsucesso Futebol Clube - Cr$ 3.000,00 11) Ao Beija-Flor Futebol Clube - Cr$ 3.000,00 12) Idem, idem - Auxílio à construção de sua Praça de Esportes - Cr$ 25.000,0013) Ao S. P. R. Futebol Clube - Cr$ 3.000,0014) Ao Itararé Futebol Clube - Cr$ 3.000,00 15) Ao Esporte Clube Beira-Mar - Cr$ 3.000,00 16) Ao São Vicente Praia Clube - Cr$ 5.000,00 17) Ao Comercial Futebol Clube - Cr$ 5.000,00 18) Ao São Vicente Atlético Clube, para sua praça de esportes - Cr$ 3.000,00 19) Idem, idem - Auxílio à construção de muro 20) Ao Esporte Clube Guamium - Cr$ 3.000,00 21) Ao Clube Atlético Vicentino - Cr$ 3.000,00 22) À Biblioteca do Centro Artístico Martim Afonso - Cr$ 3.000,00 23) À Biblioteca do Esporte Clube Beira-Mar - Cr$ 3.000,00 24) À Fundação Pró-Monumento Martim Afonso de Souza - Cr$ 100.000,00 25) À Irmandade do Hospital São José, para hospitalização e assistência médica de indigentes - Cr$ 150.000,00 26) à Irmandade do Hospital São José, para a construção da Maternidade - Cr$ 150.000,00 27) À Caixa Beneficente do Asilo da Colônia de Santo Ângelo - Cr$ 5.000,00 28) À Assistência aos Lázaros - Cr$ 5.000,00 29) Ao Orfanato São Gabriel - Cr$ 30.000,00 30) Idem, idem - para as obras de aumento de suas instalações - Cr$ 30.000,00 31) À Associação Creche Asilo Anália Franco - Cr$ 5.000,00 32) Ao Asilo de Inválidos de Santos - Cr$ 5.000,00 33) À Sociedade de Assistência à Infância - Cr$ 40.000,00 34) À Sociedade de Assistência à Infância de São Vicente, para as obras de aumento de suas dependências - Cr$ 50.000,00 35) À Sociedade de São Vicente de Paulo - Cr$ 10.000,00 36) À Sociedade de São Vicente de Paulo, para a construção de casas para as famílias por ela socorridas - Cr$ 20.000,00 37) Ao Roupeiro São José - Cr$ 5.000,00 38) Ao Lar Vicentino, para a construção do prédio - Cr$ 50.000,0039) À Casa do Senhor - Cr$ 5.000,00 40) À Associação Musical e Recreativa Vicentina para retretas públicas - Cr$ 25.000,00 

Importa a presente subvenção em Cr$ 1.072.000,00 

Tabelionato e Cartório. Possui o município Cartório de Paz e Registro Civil, que está situado na Rua Frei Gaspar nº 195. 

Teatros e Cinemas. São Vicente possui atualmente 4 cinemas, destacando-se em primeiro plano o moderníssimo Cine Rosário, que conta com aparelhamento moderno, tela de vidro e acomodação para 953 pessoas em confortáveis poltronas estofadas. Cine Anchieta - Completamente remodelado, com aparelhamento novo e 560 poltronas de madeira, novas. Cine Maracanã - Funcionando em prédio novo, com aparelhamento moderno e com capacidade para 800 pessoas. Cine Tamoio - Recentemente construído, será dotado com moderníssima aparelhagem e terá capacidade para 840 poltronas. Cine Santa Fé - Em fase de construção no Bairro de Vila Melo e que terá a capacidade para 1.000 poltronas. 

Telefones. O Município é servido pela Cia. Telefônica Brasileira, possuindo serviço urbano e interurbano. Atualmente estão instalados na cidade 801 aparelhos. 

Telégrafos. O Município é servido pelo Telégrafo Nacional (DCT), que recebe e expede telegrama de todo o território nacional, bem como dos seguintes telégrafos estrangeiros: Western Telegraph Company - All America Cables - Italcable - Radiobrás e Rádio Internacional que unicamente recebem telegramas para o Município, não tendo sede local para expedição. 

Transportes urbanos. O transporte urbano e interurbano é feito pelo Serviço Municipal de Transportes Coletivos (S.M.T.C.), que tem sua sede em Santos, por intermédio de suas linhas de bondes e pelos ônibus, cujas empresas são as seguintes: Expresso Brasileiro Viação Ltda.; Viação Cometa S/A; Util - União de Transportes Intermunicipais Ltda. 

Passeios, excursões e objetivos de turismo. 
Biquinha de Anchieta: Fonte de água potável emanada do morro dos Barbosas. Recanto pitoresco e histórico, de grande afluência de povo, que atribui à água propriedades terapêuticas e espirituais. Está a mesma localizada na Praça 22 de Janeiro, junto ao marco comemorativo da Fundação de São Vicente, na encosta do morro dos Barbosas. 
Boqueirão: Bairro também denominado Boqueirão da Praia Grande, situado no início da mesma e de frente à enseada do Itaipu. Enseada de São Vicente (Gonzaguinha): Belíssima enseada que abrange desde a Ilha Porchat, Ponta da Fortalezinha, Ponte Pênsil e Praia de São Vicente. 
Enseada de Itaipu: Enseada situada nas proximidades do morro e da Ponta de Itaipu, início da Praia Grande. 
Ilha Porchat: Antiga Ilha do Mudo, situada entre a Praia de São Vicente e do Itararé. Lugar pitoresco por excelência, com belíssimas residências de veraneio, possuindo estrada asfaltada própria para automóveis, em toda a sua volta. 
Marco Comemorativo da Fundação de S. Vicente: Construído no 4º Centenário da Colonização Afonsina, está localizado ao lado do morro dos Barbosas, junto da Biquinha de Anchieta. Ponto histórico e pitoresco. 
Monumento Comemorativo do Descobrimento do Brasil: Localizado no centro da Praça 22 de Janeiro, próximo à Biquinha de Anchieta, que foi projetado e desenhado pelo artista patrício, Benedito Calixto e mais F. Colpaert, com execução de Augusto Kauschus. 
Ponte Pênsil: Obra artística de engenharia, erigida na baía de São Vicente, ligando a Ilha ao Continente. Está situada no sopé do morro dos Barbosas. O movimento, tanto de pedestres como de automóveis, é intensíssimo, principalmente aos domingos e feriados. 
Porto das Naus: Porto situado no final da Ponte Pênsil, à direita, no Continente. Ponto histórico e pitoresco. 

Praia Grande: Estação ferroviária e povoação, situada no quilômetro 223.617 m, na Estrada de Ferro Sorocabana - Linha Santos-Juquiá. Seu primitivo nome era Praia da Conceição; está situada no município de São Vicente e vai até Mongaguá - divisa com Itanhaém -, tendo como ponto de partida a Ponta de Itaipu. A sua extensão nesse trecho é de cerca de 24 quilômetros. 
Praia de São Vicente: Belíssima praia que se estende desde a Ilha Porchat até a Biquinha de Anchieta. Denominava-se antigamente Praia da Boa Vista. 
Prainha: Praia e Vila situada à esquerda, depois da Ponte Pênsil e no Continente. 
Quadrante Solar (ou relógio de sol): Localizado na Praça 22 de Janeiro, junto ao Monumento do Descobrimento do Brasil e perto da Biquinha de Anchieta. No mesmo leem-se os seguintes dísticos: Silens Loquor - Ano D.M.I.; M- CMXLII - Longitude W Greenwich, 46º 22', Latitude S, 23º 58' (Inaugurado em 22-11-1943). 
Ruínas da Igreja de N. S. das Naus: Situadas na Prainha, além da Ponte Pênsil. Ponto histórico. 
Ruínas do Engenho de Cana de Jerônimo Leitão: Situadas na Prainha, além da Ponte Pênsil: ponto histórico e pitoresco. 
Morro dos Barbosas: Morro situado no fim da Praia de São Vicente, em frente à Ponte Pênsil e de onde tem origem a Biquinha e Anchieta. Possui estrada calçada até o cume, dando acesso a pedestres e automóveis. 

Veículos. Acham-se registrados na Delegacia de Polícia de São Vicente os seguintes veículos: Automóveis – 520; Automóveis de aluguel – 48; Automóveis oficiais – 12. Ônibus – 10; Caminhões – 307; Motocicletas – 107; Bicicletas - 4.089; Carroças - 155. 

Produção extrativa. A produção extrativa do município é a seguinte: Sílica - 20.000 toneladas. Pedras britadas - 80.000,0 m³. Cantaria - 10.000 m³. Alvenaria - 30.000 m³. Paralelepípedos - 700 milheiros. Tijolos - 600 milheiros. 

Comércio. São Vicente conta atualmente com o seguinte número de casas comerciais: 86 bares - 3 oficinas de consertos de rádios - 10 garagens e oficinas mecânicas - 6 postos de abastecimento de gasolina - 6 marcenarias - 6 carpintarias - 1 empresa funerária - 23 açougues - 27 barbearias - 4 pintores - 9 oficinas de eletricidade - 10 restaurantes - 47 bazares e lojas de armarinhos e fazendas - 2 escolas de datilografia - 4 cabeleireiros - 3 tipografias - 6 lojas de ferragens - 9 tinturarias e lavanderias - 1 relojoaria - 14 padarias e confeitarias - 2 ferreiros - 5 depósitos de materiais para construção - 3 fábricas de móveis e colchões - 1 fábrica de vidros - 113 armazéns de secos e molhados - 12 farmácias - 1 fábrica de camas - 8 oficinas para consertos de bicicletas - 14 bancas para venda de pescado - 5 sorveterias - 9 lojas de calçados - 2 laticínios - 16 depósitos de lenha e carvão - 6 lojas de material fotográfico - 7 bancas de jornais - 10 alfaiatarias - 4 oficinas de consertos de calçados - 10 fruteiros - 1 curtume - 4 estaleiros - 10 quitandas - 4 oficinas de consertos de joias e relógios - 1 fábrica de sabão - 1 fábrica de ladrilhos - 3 escritórios imobiliários. 

Dentre as citadas, as principais casas de comércio de São Vicente são as seguintes: 

Armazéns de secos e molhados - Empório Boa Vista - Rua 11 de Junho nº 140. Empório Bandeirantes - Rua Frei Gaspar nº 544. Empório Paulista - Praça Barão do Rio Branco nº 82. Empório São Paulo - Rua 11 de Junho nº 172. Armazém Aliança - Rua Frei Gaspar nº 128. Armazém do Minho - Rua Frei Gaspar nº 476. Armazém Vera Cruz - Rua Frei Gaspar nº 663 

Açougues - Central - Rua Martim Afonso, 248. Emergência - Praça João Pessoa, 22. Mercado - Praça João Pessoa, 22. Moderno - Rua Jacob Emmerich, 903. Pastoril - Rua Frei Gaspar, 475. Frig. Anglo - Praça João Pessoa, 67. Casa de Carnes Brasil - Rua Frei Gaspar, 387 

Alfaiatarias - Argentina - Rua Frei Gaspar, 669. Neves - Rua Martim Afonso, 479. Mattos - Rua João Ramalho, 837-B 

Agências de Automóveis - Agência Anacleto - Praça Barão do Rio Branco - fone 235. Agência Atlântica - Praça Barão do Rio Branco - fone 235. Agência Boa Vista - Rua 9 de Julho, 104 - fone 569. Agência Gonzaguinha - Rua Cândido Rodrigues - fone 219. Agência Líder - Rua Cândido Rodrigues - fone 356. Agência Riachuelo - Rua Pero Correa - fone 69. Agência Auto Garage - Praça Barão do Rio Branco - fone 88 

Bares e Restaurantes - Bar, Restaurante e Boite Savoy - Rua Frei Gaspar, 218. Binders - Bar e Restaurante - Rua João Ramalho, 12. Bar e Restaurante Gáudio - Edifício Gáudio. Bar e Restaurante Icaraí - Rua Benedito Calixto, 21. Bar e Restaurante Bologna - Av. Newton Prado, 179. Bar Boa Vista - Rua 11 de Junho, 140 

Bazares e lojas de armarinhos e fazendas - Casa Central - Rua Frei Gaspar, 656. Bazar Anchieta - Rua Frei Gaspar, 465. Bazar Esporte - Praça Barão do Rio Branco, 303. A Paulistana - Rua Frei Gaspar, 493. Casa Marabá - Edifício Marabá (Gonzaguinha). A Popular - Rua Jacob Emmerich, 511. Casa Simão - Rua XV de Novembro, 17 

Bancas de jornais - 1 - Começo da Rua Frei Gaspar (Gonzaguinha). 2 - Praça Barão do Rio Branco. 3 - Mercado Municipal. 4 - Praça João Pessoa 

Bancas de peixe - Massachi Yumoto - Bairro do Guamium. Fumio Sakamoto - Banca nº 5 - Mercado Municipal. Issamú Ueda - Bairro do Guamium. José Tadaiko Arikava - Bairro do Guamium. Annibal Rangel - Banca nº 9 - Mercado Municipal. Tocchio Yamahuti - Mercado Municipal. 

Cabeleireiros - Fausto Penteador - Rua Frei Gaspar, 65. Aurora Cocca Sociale - Praça Barão Rio Branco, 65 

Curtume 

Cortume São Vicente - Bairro do Japuí 

Depósitos de lenha e carvão. Luiz A. de Almeida - Rua General Marcondes Salgado, 45.Rubens R. Santos - Avenida Ribeiro Jr., 82. Antunes & Augusto - Av. Anita Costa, 144. Henriques & Bernardo - Av. Anita Costa, 204. Carvoaria Imperial - Rua Jacob Emmerich, 639 

Estaleiros 
Estaleiro Netuno - Avenida Siqueira Campos. Estaleiro Delta - Avenida Siqueira Campos 

Farmácias - Anchieta - Praça Barão do Rio Branco, 308. Central - Rua XV de Novembro, 12. Drogaria São Paulo Ltda. - Rua Frei Gaspar, 534. Marabá - Rua Cândido Rodrigues, 24. Regina - Rua Benjamim Constant. Santo Antonio - Rua Frei Gaspar, 450. Santa Terezinha - Av. Antonio Emmerich, 636 

Ferreiros 
Antonio S. Mattos - Rua Jacob Emmerich, 645. José N. Botica - Rua Frei Gaspar, 479 

Empresas funerárias 
Casa Rosário (filial) - Rua Frei Gaspar, 673 

Funilarias 
Gonzaga - Rua XV de Novembro, 13. Ipiranga - Rua XV de Novembro, 184 

Garagens e Oficinas Mecânicas 
Garage São Paulo - Rua Martim Afonso, 125. Posto Anchieta - Rua Frei Gaspar, 535. Posto Riachuelo - Rua 11 de Junho, 55 

Lanchas de aluguel 
Garage Náutica Ciro - Bairro do Japuí. Edifício Grajaú (ponto) - Esquina da Rua 11 de Junho 

Lojas de calçados 
A Feira de Calçados - Rua Frei Gaspar, 650. A Paulistana - Rua Frei Gaspar, 493. A Veranista - Rua Martim Afonso, 241. Casa Marabá - Gonzaguinha (Edifício Marabá). Casa Armênia - Praça Barão do Rio Branco, 3 

Lojas de ferragens 
Casa Silva - Praça Barão do Rio Branco, 48. Casa A. Panizza - Rua XV de Novembro, 232. Bazar Anchieta - Rua Frei Gaspar, 465 

Laticínios 

Laticínios Bandeirantes - Rua Frei Gaspar, 505 

Mercearias 

Galeria Colombo - Rua Martim Afonso. Mercearia Atlântica - Rua Marquês de São Vicente, 109. Mercearia Balneária - Rua João Ramalho, 227. Mercearia Carioca - Praça Barão do Rio Branco, 41. Mercearia Bandeirantes - Rua Frei Gaspar, 505. Mercearia Quitandinha - Rua Rangel Pestana, 79. Mercearia São Vicente - Rua XV de Novembro, 1. Mercadinho de São Vicente - Rua Frei Gaspar, 100 

Oficinas de eletricidade e consertos de rádios 
Rádio Elétrica Ltda. - Av. Dr. José Monteiro, 12. Armando Fontoura - Rua Frei Gaspar. Casemiro Partenio - Rua Frei Gaspar, 522. A Elétrica - Rua Frei Gaspar, 522. Iluminadora Vicentina - Praça João Pessoa, 104. Eletro Anchieta - Rua Martim Afonso, 445 

Oficinas de consertos de joias e relógios 
José Faria - Av. Antonio Emmerich, 822. Benjamin Santana - Rua Sorocabana, 3. Antonio O. Motta - Rua Frei Gaspar, 669 

Oficinas de consertos de bicicletas 
Oficina Cruzeiro - Rua XV de Novembro, 126. Eliseo de Oliveira - Rua Visconde de Tamandaré, 454. Oficina Velo Vicentina - Rua Campos Sales, 405 - fundos 

Padarias e confeitarias 
Padaria Brasileira - Rua Marquês de São Vicente, 5. Padaria Rio Branco - Rua XV de Novembro, 117. Padaria Paulista - Rua Visconde de Tamandaré, 257. Padaria Luzitana - Rua Campos Sales, 195 
Padaria Santa Rosa - Av. Antonio Emmerich, 459. Panificadora Santo Antonio - Praça 1º de Maio. Panificadora Guassu - Av. Antonio Emmerich 

Pensões e hotéis 

Lido Hotel (Matriz) - Av. A. Rodrigues, 336, tel. 385. Lido Hotel (Filial) - Av. M. da Nóbrega, 708, tel. 385. Hotel Riviera - Rua Frei Gaspar, 70, tel. 169. Pensão A.B.C. - Rua Benedito Calixto, 22, tel. 175. Pensão Anchieta - Rua Padre Anchieta, 341, tel. 126. Pensão Atlântica - Av. Antonio Rodrigues, 32. Pensão Aparecida - R. 11 de Junho, 292, tel. 245. Pensão Bandeirantes - R. Frei Gaspar, 341, tel. 344. Pensão Balneária - Av. Emb. Pedro de Toledo, 222. Pensão Biquinha - Praça 22 de Janeiro, 424, tel. 265. Pensão Boa Vista - Rua Pero Correa, 104. Pensão Central - R. A. Brasiliense, 49, tel. 138. Pensão Dalva - R. 11 de Junho, 306, tel. 470. Pensão Esperança - Rua João Ramalho, 76, tel. 499. Pensão Estoril - Rua Cândido Rodrigues, 45. Pensão Fernanda - Av. Manuel da Nóbrega, 322. Pensão Gênova - Rua José Bonifácio, 39. Pensão Gonzaguinha - Rua Frei Gaspar, 51. Pensão Guarani - Rua Padre Manuel, 19. Pensão Iracema - Av. M. da Nóbrega, 307, tel. 292. Pensão Império - Rua Martim Afonso, 114. Pensão Itararé - Rua da Constituição, 156. Pensão Joana D'Arc - Av. Presidente Wilson, 227, tel. 915. Pensão Joaninha - Rua Visconde do Rio Branco, 342. Pensão Laura Rizzo - Av. M. da Nóbrega, 1.374, te. 931. Pensão Márcio - Rua Padre Anchieta, 59. Pensão Mar Azul - Rua Frei Gaspar, 174. Pensão Maria Auxiliadora - R. Martim Afonso, 214, tel. 146. Pensão Natal - R. Jacob Emmerich, 182, tel. 954. Pensão Olinda - Rua José Bonifácio, 171. Pensão Ross - Rua Frei Gaspar, 157, tel. 534. Pensão Roxy - Rua 11 de Junho, 330, tel. 322. Pensão Santa Catarina - Av. Presidente Wilson, 136, tel. 415. Pensão Santa Cristina - R. M. de S. Vicente, 157, tel. 305. Pensão Santo Antonio - Rua Martim Afonso, 195. Pensão Santa Terezinha - R. Frei Gaspar, 136, tel. 279. Pensão Vila Antonia - Av. A. Rodrigues, 310, tel. 489. Pensão Vila Baring - R. João Ramalho, 471, tel. 56. Pensão Vila Iná - Av. Manuel da Nóbrega, 176. Pensão Tumiaru - Rua José Bonifácio, 140. Pensão Iara - Rua Jacob Emmerich, 339, tel. 689. Pensão 11 de Junho - Rua 11 de Junho, 6, tel. 81 

Pensões e hotéis na Praia Grande 
Nosso Hotel, Hotel Carlos, Hotel Oceano, Pensão Vienense 

Posto de gasolina 
Posto Riachuelo - Rua 11 de Junho, 55. Posto Anchieta - Rua Frei Gaspar, 535. Garage São Paulo - Rua Martim Afonso, 125. Posto São Paulo - Av. Antonio Emmerich, 410 

Bombas de gasolina 
1) Da Gulf - Situada na Avenida Presidente Wilson (praia); 2) Da Texaco - Situada na Av. Emb. Pedro de Toledo, esquina da Rua Jacob Emmerich; 3) Da Atlantic - Situada na Av. Emb. Pedro de Toledo, esquina da Rua João Ramalho; 4) Da Shell - Situada na Praça 1º de Maio (Vila Melo). 

Relojoarias 
Relojoaria São Vicente - Rua Frei Gaspar, 667 

Sorveterias 
Sorveteria Iaiá - Rua Frei Gaspar, 397; Sorveteria Central - Rua Martim Afonso, 242; Sorveteria Paulista - Rua Martim Afonso, 413; Sorveteria São Paulo - Rua Martim Afonso, 423 

Marcenarias e carpintarias 
Carp. e Marcenaria S. Vicente - Rua João Ramalho, 1.064; Marcenaria Paulista - Rua Visconde Tamandaré, 596; Carpintaria Valença - Rua Comendador Freixo, n. 37/63 

Tinturarias e lavanderias 
Tinturaria Flor de S. Vicente - Rua Frei Gaspar, 418; Lavanderia Aliança - Rua Campos Sales, 392; Lavanderia Gonzaga - Rua XV de Novembro, 28; Lavanderia Quilombo - Rua XV de Novembro, 49 

Tipografias 
Tipografia Cruzeiro - Rua Frei Gaspar, 456; Gráfica São Vicente - Rua Martim Afonso, 448; Editora Turf em Revista Limitada - Rua Padre Anchieta, 456 

Quitandas 
Mercadinho de São Vicente - Rua Frei Gaspar, 100; Quitanda do Povo - Rua Campos Sales, 169; Quitanda São Jorge - Av. Antonio Emmerich, V. Melo.

SÃO VICENTE EM 1948





Acervo Cartográfico/APESP
Planta da Cidade de São Vicente (1948)
Nome do Autor: Sem Informação
Código: BR_APESP_IGC_IGG_CAR_I_S_0349_001_001


BAIRRO PRAIA GRANDE: Enseada de Itaipu, Ponta Itaipu, Morro Itaipu - com caminho numerado 125, (sem citação das Fortalezas) e continuidade da Estrada Militar (futura avenida Marechal Malet), Vila Mathilde, Porto do Boqueirão, Jardim Guilhermina, Estrada de Rodagem para Itanhaém, Morro do Xixová, Avenida Siqueira Campos (depois Tupiniquins e hoje Ayrton Senna) Porto do Rei.

SÃO VICENTE CONTINENTAL LADO ORLA: Japui, Clube de Regatas Tumuaru, Porto das Naus, Ponte Pênsil, Morro do Japui, Parque Prainha, Avenida Saturnino de Brito, Ponta da Fortalezinha, Praia de Paranapuã (sem citar a Praia de Itaquitanduva). LADO SERRA: Rios Peaçabuçu e Guaramar, Canal dos Barreiros, Mar Pequeno, Canal de São Vicente, Ilha Saponim, Ponte do Barreiros, Estrada de Ferro Sorocabana.

SÃO VICENTE INSULAR: Tumiaru, Mangues, Parque Bitaru (sem citar o Guamium),Sítio Boa Vista, Antigo Caminho dos Barreiros, Parque São Vicente. Vila N.S. do Amparo, Catiapoã, Vila Cascatinha, Sítio do Bugre (Hotel dos Alemães e depois Quartel), Vila Melo, Vila Pedro, Vila Petrópolis, Vila Voturuá, terreno vazio da futura Vila Misericórdia-Jardim Independência, Vila Valença, Vila Santa Isabel (depois dos trilhos e futura avenida Presidente Wilson), Boa Vista (antiga Vila dos Estrangeiros). Enseada de São Vicente. Morro dos Barbosas, Biquinha de Anchieta, Marco Afonsino, Centro da Cidade entre a avenida Cap. Mó Aguiar, Estação EF Sorocabana, Praças da Bandeira e Cel. Lopes, Praia de São Vicente (Gonzaguinha), Ilha Porchat, Praia do Itararé, Baía de Santos.




MAIS RECENTE

A CIVILIZAÇÃO DOS PORTOS

   Banner.  São Vicente e Santos em 1615, em gravura do roteiro do Almirante Joris Van Spilberg idealizada pelo ilustrador Jan Janes. Fonte:...